A etapa do Autocross Brasil em Campo Verde (MT) teve de tudo: calor intenso, disputas entre gerações, toques polêmicos, safety car e emoção do início ao fim. Quem levou a melhor foi o paulista Athus Biruel (#496), que brilhou na pista e garantiu sua vitória na primeira prova da rodada.
No classificatório, o domínio foi total do cuiabano Rafael Bortoli (#777), que conquistou a pole position. A largada foi tranquila, mas logo na primeira volta Athus Biruel, que havia largado em terceiro, superou Ricardo Rotilli (#516) e começou a disputa direta pela liderança.
O calor de mais de 37 graus e a baixa umidade já indicavam que haveria intervenção do safety car — e ela veio na 12ª volta. Após três voltas em bandeira amarela, a relargada mudou o rumo da prova. Com a pista molhada, Bortoli seguiu por uma linha mais externa e acabou recebendo um toque em sequência: primeiro de Ricardo Rotilli (#516), que havia sido tocado por Willian Cancelier (#765). Cancelier foi posteriormente punido com 10 segundos acrescidos ao seu tempo final. O toque tirou Bortoli da briga pela liderança, que ficou nas mãos de Athus Biruel, vencedor do primeiro estágio, seguido por Rotilli, Ricardo Basso (#769), Felipe Moreira (#333) e Cancelier.
A relargada também foi cruel para outros nomes fortes. Reck Jr. (#21) disputava a quinta posição quando acabou se envolvendo em um acidente com Ricardo Basso e Adroaldo Weisheimer (#33), abandonando ainda no primeiro estágio.
No segundo estágio, a emoção ficou por conta do duelo entre a nova geração e a experiência. Athus Biruel e o hexacampeão brasileiro Ricardo Basso travaram uma disputa eletrizante pela liderança. Basso chegou a assumir a ponta em duas oportunidades, mas Biruel foi preciso nas ultrapassagens e retomou a posição, garantindo a vitória geral da prova.
Outro destaque foi Fernando Scheffer (#538), que largou em 15º e terminou em 5º lugar no geral, além de vencer na categoria Sênior. Douglas Crestani (#229), estreante no Autocross Nacional nesta temporada e vindo da base do kartcross, conquistou seu primeiro pódio nacional com a quarta colocação. Já Emerson Reck (#7), em seu retorno à categoria após ficar fora em 2024, largou em último e chegou em 7º, mostrando ritmo para brigar por posições nas próximas etapas.
Para o atual campeão brasileiro Reck Jr., a etapa terminou em frustração. Apesar do bom classificatório, o acidente na relargada tirou suas chances, e ele terminou apenas em 10º lugar.
Classificatórios – 10h25 (horário de Brasília), ao vivo no YouTube: VNT Brasil
Prova 2 – 12h15, transmissão ao vivo no BandSports, BRTV Max (canal 200 parabólica digital) e YouTube: @vntbrasil, @NoticiasAgricolasOficial, @highspeedtvbr
O evento é uma realização da Associação Nacional de Velocidade na Terra (ANVT), com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), apoio da Prefeitura de Campo Verde e patrocínio de UPL, Inpasa, Iguaçu Máquinas/John Deere, NPP by UPL, Petronas, Fertimig, FG Empreendimentos, TMG e Carvalima.
Decisão terá 54 pontos em jogo para indicar os campeões da temporada na última prova do ano
Baiano garantiu vaga entre os finalistas do campeonato após vencer os dois estágios da etapa do fim de semana
William Cancelier cravou a melhor volta da sessão nos últimos minutos de treino
Classificatórios começam às 13h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube no canal VNT Brasil.