Capa

ZEZINHO MUGGIATTI

Paranaense é campeão da Stock Series e fatura prêmio milionário

Zezinho Muggiati viveu drama nas corridas finais, usou estratégia e garantiu o título

18.12.2023  |  325 visualizações

O paranaense Zezinho Muggiati conquistou, no último domingo, o título da Stock Series, categoria de acesso à Stock car, e garantiu o maior prêmio do automobilismo brasileiro – R$2,5 mi. Porém, as corridas finais tiveram todos os ingredientes de drama e emoção.

O título foi confirmado depois de uma corrida movimentada e outra angustiante para o campeão em Interlagos. Na primeira delas, Zezinho liderou boa parte, mas o carro perdeu rendimento e ele viu seu principal concorrente chegar na frente, fazendo com que o título “quase certo” passasse a depender de completar a prova três com um equipamento que não estava ok. Muggiati tratou de evitar qualquer risco, largou dos boxes e fez o que precisava para terminar como campeão e subir para a Stock Car em 2024.

“É realmente a categoria de acesso que mais revela pilotos para o automobilismo brasileiro. Estou feliz demais por conseguir chegar até aqui. Ano que vem vou andar naquele grid recheado de feras da Stock Car. Decidimos pela estratégia porque sabia que só precisava pontuar. Precisava fazer uma corrida bem tranquila e nem lembro de outra prova tão tranquila quanto essa. Se desse, andaria mais devagar ainda. Não podia quebrar de jeito nenhum. Nosso carro estava com um problema hoje, mas no fim deu tudo certo e agora somos campeões da Stock Series. Quero agradecer aos meus patrocinadores. Sem eles, nada disso seria possível. Fizemos um ano incrível juntos e espero estar com vocês no ano que vem aqui na Stock Car. E agradecer a todo mundo que torce, principalmente a Deus, que está sempre comigo”, agradeceu o novo campeão, que leva em seu carro as marcas do Grupo Potencial, ProConsult, Qualiserv, Fox Lux, Paybrokers, The Basement, Roggia Veículos, Sanepar, Copel e Prefeitura de Curitiba através dos projetos de incentivo ao esporte.

Quem é o novo piloto da Stock Car —José Luiz Osti Muggiati Neto lutou durante quatro anos para realizar o sonho de ser campeão da Stock Series. Nascido em Curitiba, Zezinho conquistou a oportunidade depois de passar por um processo seletivo quando tinha 16 anos. À época campeão brasileiro de kart na categoria Graduados, o piloto venceu uma disputa promovida pela Academia de Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil, e o triunfo lhe garantiu uma bolsa que o permitiu participar da temporada 2020 da categoria correndo pela equipe chefiada por Carlos Alves, em cenário que representou um divisor de águas na trajetória do jovem paranaense.

Logo no seu ano de estreia, Zezinho conquistou uma vitória, justamente em Interlagos, onde chegou ao ápice da carreira correndo de carro neste fim de semana. Em 2021, Muggiati se transferiu para a W2 Racing ProGP e passou a ser chefiado por Duda Pamplona e Serafin Jr. No time baseado no Rio de Janeiro, o piloto evoluiu sua pilotagem e faturou cinco pódios naquele ano.

2022 foi uma temporada marcante para Zezinho, que teve sua primeira chance de correr na Stock Car como convidado de Sergio Jimenez na Corrida de Duplas, disputada em Interlagos, e que terminou em 16º lugar na sua prova com o Toyota Corolla da Scuderia Chiarelli. Na Stock Series, o ano foi de muito aprendizado com três vitórias e 15 pódios, mas também de um duro revés ao ver o título do campeonato escapar na última etapa para o então companheiro de equipe, Vitor Baptista.

Pouco mais de um ano depois, Zezinho deu a volta por cima com uma campanha de enorme respeito: sua caminhada foi iniciada de maneira impecável com 100% de aproveitamento em Interlagos — três vitórias, três voltas mais rápidas e duas poles. Depois de perder terreno para Gabriel Robe em Tarumã e Cascavel, Muggiati recuperou a ponta a partir da etapa do Velopark (RS) e não mais perdeu a posição principal da tabela de pontos.

A jornada do campeão também foi valorizada pelo alto nível de disputas com seu maior concorrente ao longo de 2023. Piloto com maior experiência em atividade na categoria de acesso, campeão em 2017 e dono de três vice-campeonatos, Gabriel Robe lutou até o fim, enquanto houve possibilidades, e elevou Muggiati ao seu máximo para sair de Interlagos com o título neste domingo. O gaúcho nascido em Pelotas segue em busca da sonhada e merecida oportunidade de um dia fazer parte do grid da Stock Car.

O campeão 

Zezinho Muggiati
Data de nascimento: 09/05/2003 (20 anos)
Naturalidade: Curitiba (PR)
Carreira na Stock Series
Campeão em 2023
Corridas: 18
Vitórias: 11
Poles: 8
Pódios: 34
Voltas mais rápidas: 9

Trajetória na temporada
Vitórias: 7
Poles: 4
Pódios: 13
Voltas mais rápidas: 7
Equipe: W2 Racing ProGP
Chefes: Duda Pamplona e Serafin Jr.
Sede: Rio de Janeiro (RJ)

Leia também...
26.11.2024

Prejuízo no qualy reverteu em um show de ultrapassagens na corrida 2

20.11.2024

Competitivo, estreante mira novo melhor resultado na temporada

29.10.2024

Resultados no Uruguai confirmam evolução e mentalidade vencedora

23.10.2024

Pista em El Pinar é novidade para maioria do grid e iguala disputa entre rookies e veteranos