A temporada de 2024 da Turismo Nacional ficará marcada para o cuiabano Ernani Kuhn. Logo em sua segunda temporada na categoria, ele faturou todos os títulos disponíveis ao longo do ano, foi o maior vencedor nas 38 provas disputadas, e faturou o prêmio de quase um milhão de reais em subsídios para estar na Stock Series em 2025. A coroação da temporada aconteceu no último domingo, no Autódromo de Interlagos, com uma vitória na corrida Endurance com três horas de duração, fechando as conquistas como Campeão Sprint, Campeão Endurance e Campeão Overall da temporada na categoria dos carros mais vendidos do Brasil.
Ernani Kuhn foi protagonista de uma campanha de dez vitórias, duas poles e 26 presenças entre os cinco primeiros ao longo das 38 provas do calendário. .
“Foi uma jornada de muita luta, não foi nada fácil. Batalhamos muito, todos nós da equipe. Só tenho a agradecer à Deus e a minha família por esse momento. Desde que comecei no kart, tenho um sonho de chegar até a Stock Car e esse título me possibilita estar muito mais perto de realizar”, destacou o cuiabano que tem o GM Ônix preparado pela AutoRacing com as marcas da Ekal Transportes, Pro Tune e Perfortech Motorsports. A equipe também faturou os títulos da categoria B, com João Cardoso, que formou dupla com Ernani nas duas provas endurance.
Agora, Ernani inicia tratativas com as equipes da Stock Series para estar no grid em 2025.
“O prêmio é muito importante pelo aspecto financeiro, mas é preciso ter uma vaga nas equipes. A categoria tem muita procura dos pilotos mais jovens, por conta da premiação, e ainda estamos em busca de um lugar. Conversei com alguns times e acredito que teremos uma boa definição em breve”, conta o piloto campeão.
A temporada da Stock Series deve ser iniciada no dia 23 de março, com a possibilidade de até 18 carros no grid. Todos concorrem ao título e ao prêmio de cerca de R$2,5 mi em subsídios para estar na principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car.
Classificação do campeonato Overall*
Categoria A
1º - Ernani Kuhn, 618 pontos
2º - Pablo Alves, 591
3º - Rafael Reis, 557
4º - Juninho Berlanda, 525
5º - Arthur Scherer, 518
6º - Pedro Bürger, 486
7º - Lutianne Soares, 326
8º - Beto Pontes (Sênior), 232
9º - Edson do Valle/Jairo Andrade, 185
Etapa decisiva da temporada acontece neste domingo no Autódromo de Interlagos
Turismo Nacional define títulos Endurance e Overall com premiações especiais
Super-prêmio da categoria só será definido na última etapa em São Paulo
Categoria terá decisão sprint no Autódromo de Goiânia neste final de seman