Capa

ASG MOTORSPORT

COPA TRUCK: ASG Motorsport celebra ano cheio de pódios e confirmação de talentos

com sete pilotos, equipe disputou o título em todas as categorias

11.12.2023  |  742 visualizações

A temporada da Copa Truck, encerrada no último domingo, em Interlagos, confirmou todo o potencial da ASG Motorsport com os caminhões Mercedes-Benz. Em sua primeira temporada com um total de sete caminhões, o time fechou o ano com 14 vitórias e 41 pódios, garantindo o vice-campeonato da categoria PRO, o terceiro lugar na Super Truck e o segundo lugar entre as montadoras.

“Claro que gostaria de estar comemorando o título, mas temos que olhar para traz e ver todo o trabalho e superação do nosso time, seja na dedicação dos pilotos, no estudo dos engenheiros e, principalmente, no trabalho dentro da oficina. O pessoal foi muito guerreiro, reconstruindo alguns caminhões depois de acidentes fortes e colocando todos na pista. Estou muito feliz com tudo que o time apresentou na temporada”, comemora Roberval Andrade, que teve seis vitórias ao longo do ano e terminou com o vice-campeonato.

Na categoria PRO, Jaidson Zini e Raphael Abatte também se destacaram. O paranaense começou o ano com duas vitórias, liderou parte do campeonato e fechou o ano com o sexto lugar. “Foi uma temporada de muita evolução, e os resultados comprovam isso. Só não entrei na disputa pelo título porque tive o acidente em Tarumã e zerei na etapa dupla”, pontua Zini. Abbate teve uma vitória na temporada, mas chegou à final com chances de ficar em terceiro. Porém, contribui com o time na tentativa de dar o título para Roberval e sacrificou seus resultados, terminando em quarto. “Apesar de cada um acelerar sozinho, é um trabalho em equipe. Fiz o meu melhor para que todo o time chegasse mais à frente”, conta.

Na Super Truck, a ASG Motorsport brilhou com um time de “novatos”. Daniel Kelemen se destacou com três vitórias na temporada, mas como não participou de algumas provas, fechou o campeonato em quinto lugar.
Na classificação geral, Bia Figueiredo mostrou todo o seu potencial com o terceiro lugar logo na sua temporada de estreia, se tornando a primeira mulher a vencer uma corrida de caminhões. Caio Castro também evoluiu, celebou pódios e se mostrou competitivo ao longo do ano.

“Fechamos um ano muito intenso e já estamos preparando 2024 com a chegada de novos pilotos e o aperfeiçoamento de alguns métodos que serão aplicados na sede e, principalmente, durante as etapas. Vamos aprimorar para sermos ainda mais fortes na próxima temporada”, avalia Rodrigo Machado, gerente de projetos e mkt da ASG MOtorsport.

Sobre a ASG
A ASG Mercedes-Benz é a equipe oficial da montadora na Copa Truck. Com apenas um ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG – ambiental, social e governança.
Nosso time também coordena o projeto “Empresas que Movem o Brasil”, movimento em prol da sustentabilidade do negócio de transporte de cargas, que conecta o mercado da logística em busca de soluções para o transportador, visando a sustentabilidade do seu negócio.
A temporada 2023 conta com o apoio da Tekma Engenharia, Real Radiadores, Embreagex, Radiadores Visconde,  Total Energy, Tecnomotor e Fix Implementos. Os Mídia Partners são O Mecânico, Mecânica Online® e Portal Transporta Brasil.

Leia também...
13.10.2024

Pedro Perdoncini celebrou pódio e segue na briga pelo campeonato

12.10.2024

Equipe terá Bia e Pedro Perdoncini largando na primeira fila em Tarumã

09.10.2024

Com duas vitórias na temporada, piloto espera celebrar data com mais um pódio

09.10.2024

Piloto está recuperado das lesões sofridas na etapa de Interlagos