A ASG Motorsport comemora três anos de trajetória marcante na Copa Truck, consolidando-se como uma das principais equipes da categoria. Fundada no início de 2022, a equipe nasceu com a proposta de modernizar o ambiente da competição, oferecer experiências diferenciadas para patrocinadores e implementar conceitos ESG – algo até então inédito no campeonato.
Três anos depois, os números comprovam o sucesso da iniciativa. Dentro das pistas, a equipe soma dois títulos – 2022 com Wellington Cirino e 2024 com Bia Figueiredo –, além de 32 vitórias, 100 pódios e 14 pole-positions. Fora delas, a ASG Motorsport não apenas se tornou a maior equipe da categoria, como também impactou positivamente o setor de transporte e as comunidades por onde passou. Foram 52 toneladas de carbono compensadas, diversas ações sociais realizadas e mais de 2.500 convidados recebidos em sua exclusiva carreta rooftop nos autódromos. Além disso, o evento "Empresas que Movem o Brasil" consolidou-se como um sucesso em suas três edições realizadas em São Paulo.
Elevando o nível da categoria
Com uma abordagem inovadora, a ASG Motorsport ajudou a transformar a Copa Truck, trazendo um novo padrão de gestão, estrutura e inovação para a categoria. O compromisso com a modernização se reflete não apenas no desempenho esportivo, mas também no modelo de negócios da equipe, que conecta o automobilismo ao setor de transporte, criando oportunidades de networking e ativações estratégicas para empresas parceiras.
“Nossa missão sempre foi evoluir a cada ano e a cada etapa da Copa Truck. Ao longo desses três anos, demos passos significativos para colocar a ASG Motorsport em uma posição de destaque no automobilismo e no setor de transporte”, afirma Rodrigo Machado, Head da equipe.
O papel dos parceiros no sucesso da equipe
Investidor e piloto, Roberval Andrade destaca a importância dos parceiros nessa trajetória de crescimento.
“Quando decidi investir na equipe, foi porque, além da paixão pelas corridas de caminhões, sabia que tinha grandes parceiros ao meu lado. Desde o início, somos a equipe oficial da Mercedes-Benz e contamos com o apoio de empresas do setor de transporte que acreditam no nosso projeto. Retribuímos essa confiança com resultados expressivos na pista, na mídia e nos negócios”, ressalta Andrade.
Jaidson Zini, um dos pilotos que acompanham a ASG Motorsport desde o início, também reforça o impacto da estrutura e do suporte oferecido pela equipe.
“Chegar aqui foi um choque, pelo nível de organização e pelo tamanho da operação, além do fato de ser uma equipe oficial de fábrica – algo inédito na minha carreira. O aprendizado foi intenso e trouxe grandes resultados já no ano seguinte, quando briguei pelo título. São três anos de evolução e espero celebrar 2025 com ainda mais conquistas”, afirma Zini.
A primeira mulher a vencer uma corrida e um campeonato de caminhões também faz parte da história vitoriosa da ASG Motorsport. Bia Figueiredo se prepara para a terceira temporada com o time.
“É uma alegria estar mais um ano com a ASG Motorsport, onde tive dois anos incríveis e com conquistas pessoais muito importantes. Tive uma base muito boa para encarar os “tubarões” da PRO. Tenha a certeza de que o time fará um ano com muito foco e vontade de vencer, assim como eu estou”, comentou.
Desde o início do projeto, a Mercedes-Benz Caminhões chancelou a ASG Motorsport como equipe oficial, parceria que se prolonga para 2025.
“Estamos aguardando a temporada 2025 da Copa Truck com a melhor das expectativas e com otimismo renovado, chegando ao terceiro ano da parceria da nossa marca com a ASG Motorsport. Após o título da categoria Pró em 2022 e da categoria Elite em 2024, seguimos confiantes em novo triunfo. Nossa Empresa tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Expansão e planos para 2025
O crescimento da ASG Motorsport não se limita às conquistas dentro das pistas. Em apenas três anos, a equipe tornou-se uma das maiores da Copa Truck, com mais de 40 profissionais divididos entre a sede esportiva – composta por mecânicos e engenheiros –, a sede administrativa e uma rede de especialistas que prestam serviços em diferentes áreas.
Para a temporada 2025, a equipe seguirá com sete caminhões no grid. Os pilotos serão anunciados nos próximos dias, antes do início da pré-temporada, que se estenderá até o fim do mês.
A Copa Truck 2025 tem início previsto para o dia 23 de março, em Campo Grande (MS), e a ASG Motorsport segue preparada para mais um ano de evolução, inovação e conquistas.
Copa Truck tem classificação apertada na Elite com dois pilotos da ASG nas primeiras posições
Equipe tem disputa particular pela liderança do campeonato. Scherer larga em oitavo.
Etapa mineira abre fase decisiva do campeonato que se apresenta equilibrado nas duas divisões
Raphael Abbate, Arthur Scherer e Pedro Perdoncini celebraram pódios na etapa paranaense